Marketing Digital
Você com certeza já deve ter ouvido falar em Marketing Digital, mas você sabe para que serve e como utiliza-lo? Pois bem, hoje vamos tirar todas as suas dúvidas com relação a esse novo modelo de comunicação que tem se destacado pela facilidade e alcance do público certo no ambiente digital.
Quando Começou?
Tudo isso começou com o salto da internet que aconteceu por volta da década de 90, quando os computadores passaram a ser acessíveis ao consumidor final, dando início a Revolução Digital que modificou definitivamente a sociedade e principalmente, a forma como nos comunicados.
Naquela época a grande limitação era a interação entre a empresa e o consumidor (era feita somente de forma unilateral, ou seja, empresa com o consumidor) e também, poucas pessoas tinham condições de comprar computadores.
Em 2000, o aumento de usuários na internet cresceu assustadoramente e foi aí que o Marketing Digital deslanchou! Segundo o relatório do We Are Social em parceria com o Hootsuite, com relação ao cenário digital em 2018, hoje são 4 bilhões de pessoas usando a internet em todo o mundo.
No Brasil temos uma população atual de 210 milhões de pessoas, sendo que 139 milhões são usuários da internet, representando 66%. Desses, 130 milhões são usuários ativos de redes sociais e 143 milhões acessam via dispositivos mobile.
Os principais canais usados nesta forma de comunicação são os blogs, sites, motores de busca (Google e muitos outros), mídias sociais (Facebook, Instagram, Linkedin, Pinterest, Youtube, etc.), e-mails e muitos outros canais.
Esse grande fluxo de comunicação permite fazer estratégias ágeis para conquistar novos clientes como o Search Engine Optimization, mais conhecido como SEO, que é um mecanismo muito utilizado em blogs e sites com o objetivo de obter um melhor posicionamento organicamente (sem gastar nada), gerando tráfego e autoridade para o seu site ou blog, “trocando por miúdos”, se posicionando na primeira página dos buscadores.
Agora se você quer atrair o seu cliente sem precisar ficar correndo atrás dele, você deve ter uma estratégia de Inbound Marketing! Também chamado de Marketing de Atração, ele possui três grandes pilares para atrair e converter:
4 ps do Marketing
Digital ou não, ele nos oferece muitas ferramentas importantíssimas, para alavancar as vendas e conquistar ainda mais clientes, como: 4 ps do Marketing! Conhecido também como Mix de Marketing, esse conceito se refere a um produto ou serviço em quatro tópicos.
No ambiente digital, são 5 ps, afinal valorizar o consumidor se tornou uma parte da estratégia, fazendo com que fosse acrescido ao conceito, o people (pessoas). A ideia deste conceito é se preocupar com as pessoas na hora de criar uma campanha, entendendo que elas precisam ser conquistadas, não somente pelo produto, mas também pelas marcas. Mas os Ps do Marketing não pararam de se desenvolver no ambiente digital, com tanta tecnologia e inovação surgiram ainda outros três conceitos para fazer parte deste time:
Eles são importantíssimos na hora de avaliar se uma estratégia de Marketing teve sucesso ou não, com eles é possível mensurar os resultados obtidos e com esses dados, tornar as ações ainda mais direcionadas e estratégica.
Mas por que
investir em
marketing digital?
Até agora você já deve ter percebido o quanto o Marketing Digital é uma excelente ferramenta para conquistar novos clientes, não é? Mas você sabe o por que investir nele? Confira 5 vantagens para a sua empresa!
Análise e mensuração
Vamos fazer uma análise, você comunica a sua empresa por meio de um outdoor, seu possível cliente, impactado por ele, consegue responder você? Não! Mas com o Marketing Digital isso é possível! Seu cliente é impactado pelo seu anúncio, pode interagir e falar com você com muito mais facilidade, criando assim, uma relação de confiança.
Mas com certeza você já deve ter se sentido inseguro ao fazer uma compra, por exemplo, pela internet, não é? Aí entra o papel do Marketing Digital. Quebramos barreiras e objeções com o objetivo de transmitir confiança com relação a empresa, afinal, por trás de um computador, existe uma pessoa disposta a entregar o melhor produto e a melhor experiência de compra.
No entanto, com toda essa agilidade, surgiu um desafio para as empresas: possuir canais de atendimento eficientes. Isso tudo para se comunicar e também resolver eventuais problemas com o máximo de agilidade, afinal, ao mesmo tempo que a internet pode ampliar a comunicação, ela pode viralizar e destruir toda uma reputação em virtude de uma falha na comunicação com o consumidor.
Sem distância para suas vendas
Com o Marketing Digital você consegue quebrar essas distâncias e oferecer o seu “peixe” para outras Cidades, Estados e até mesmo Países, ampliando a sua gama de oportunidades e clientes.
Direcionamento
Quem é o seu cliente? Jovem casal, noivos, recém-casados ou mulher que tem interesse em produtos de beleza? Seja qual for o seu segmento, você tem um possível cliente para fazer o direcionamento e investir o seu orçamento na venda do seu produto para ela, sem erros e decepções.
Por meio do Marketing Digital você irá falar com o máximo de pessoas possível, com o seu perfil.
Feedback
Hoje como você trabalha com o feedback do seu cliente? Ele vai até a sua loja e fala pessoalmente sobre o seu produto? Na internet isso é muito mais fácil, principalmente nas redes sociais, no Facebook, por exemplo, o campo de avaliações é uma ótima forma de recebe-los, comentários também são uma forma de interagir e expor toda a sua satisfação ou insatisfação com o produto.
O custo para você implantar isso é muito acessível, ou até mesmo gratuito! Isso mesmo, você está com o queijo e a faca na mão para aumentar as suas vendas e divulgar o seu produto.