Seus clientes encontram você
Ter um site é a forma mais simples de ser encontrado hoje na internet. O principal canal de busca que uma pessoa usa quando está curiosa sobre qualquer assunto é o Google. E se essa pessoa estiver curiosa sobre seu nicho ou sua empresa, não será diferente.
A pesquisa do Google é amplamente usada por usuários que buscam soluções e serviços para seus problemas. Portanto, quando alguém procurar por “contabilidade em Joinville”, “arquitetos no América” ou “restaurante com buffet no centro”, um site próprio passaria mais autoridade para os robôs de busca bem como transmitiria uma imagem muito mais profissional ao usuário do que um simples resultado com um endereço e um telefone.
Nesse caso, o site pode funcionar como um primeiro canal de contato entre seu negócio e seu público. E uma boa primeira impressão é fundamental para que esse visitante se transforme efetivamente em um cliente no futuro.
É fato que efetuar vendas é uma das possibilidades que sua empresa ganha ao ter um site. Da mesma forma, você deve saber que um site não só serve para essa finalidade. Se o seu negócio for local, como um escritório de contabilidade, um estúdio de arquitetura ou um restaurante, você pode usar o seu site para atrair novos clientes e se relacionar com suas personas.
Se a pesquisa for sobre sua empresa, é importante que você tenha um bom e otimizado site para que o primeiro resultado da pesquisa seja com o link para o seu site. Agora se a pesquisa for sobre o problema que seu cliente enfrenta, é importante que você tenha bons conteúdos e um bom blog para que sua empresa esteja à frente dos concorrentes.
Uma divulgação profissional
Antes de sair procurando na pela internet sobre “como fazer um site”, vale destacar a diferença de um site feito por um profissional e aqueles que já vem prontos. Os profissionais permitem que você possa alterar o seu layout (design), ele será exatamente como deseja, pode ser modificado de acordo com seus gostos e preferências.
Já os sites prontos, em sua maioria grátis, haverá sempre uma empresa com o mesmo site que você, o layout é limitado, os modelos são iguais para todos. Com a ajuda de um designer, você terá um site totalmente original, do seu jeito. Além de uma estratégia que cabe certinho com o que você precisa.
AINDA NÃO ESTÁ CONVENCIDO DE QUE A INTERNET É UM DOS MELHORES LUGARES PARA SUA EMPRESA?
O relatório sobre a Internet no Brasil e no mundo em 2018, feito pela Data Reportal e com dados da agência We Are Social e da plataforma Hootsuite, revela que as redes sociais dominam o país. O Brasil está atrás apenas das Filipinas no ranking mundial de tempo diário em plataformas desse tipo, contabilizando mais de três horas e meia por usuário. Além disso, brasileiros passam mais de nove horas por dia navegando na Internet.
O Brasil é o segundo país do mundo a passar mais tempo por dia na rede, com nove horas e 29 minutos conectado na rede. Em primeiro lugar estão os filipinos, com dez horas e dois minutos, e em terceiro os tailandeses, que tem uma média de nove horas e 11 minutos diários de uso da Internet.
Na avaliação do uso diário, o povo brasileiro passa em média três horas e 34 minutos só nas redes sociais. O país ocupa o segundo lugar na colocação mundial, atrás também dos filipinos, que gastam quatro horas e 12 minutos.
61% da população brasileira está conectada às redes sociais
Cerca de 150 milhões de brasileiros são usuários ativos da Internet. Desses, por volta de 140 milhões de brasileiros têm login em redes sociais (isso é o equivalente a 66% da população do país). Além disso, também constata-se queo celular é o meio preferido na hora de navegar na Internet: pelo menos 130 milhões de usuários usam o smartphone para redes sociais, o que seria 61% da população. O Facebook e Instagram, por exemplo, são outros canais importantes para seu negócio, mas não substituem um site.
Além disso, o e-commerce tem crescido no Brasil nos últimos anos, devido ao aumento do acesso à internet e disseminação de smartphones. De acordo com a 37º edição da pesquisa Webshoppers (2018), feita pela Ebit em parceria com a Elo, o faturamento do e-commerce, em 2017, foi de R$ 47,7 bilhões. Isso representa aumento de 7,5% em relação a 2016, quando o setor registrou R$ 44,4 bi.
Resumindo:
Quais as maiores vantagens de criar um site só seu?
Espaço
O espaço é seu. Diferente de uma rede social, você poderá publicar o que quiser. Você controla todo o seu conteúdo e ele sempre estará ali.
Recursos
Amplia o leque de recursos possíveis como implantar uma automação de marketing personalizada.
Otimização
Diante de toda a informação criada e seguindo alguns padrões de otimização para busca (isto fica para uma outra postagem), seu site será bem visto no Google e será mais fácil de ser encontrado por outros clientes.
Informação
Você consegue canalizar toda a informação em um só local. E isso é muito importante porque o seu cliente saberá que neste site conseguirá encontrar todas as informações que precisa de sua empresa. A informação não se perde.