A incrível estratégia de atrair clientes
Você com certeza já foi impactado por ela e deve ter em mente algumas propagandas inesquecíveis que lhe marcaram de alguma forma. Há alguns séculos esta estratégia é usada para vender seu produto, atrair clientes e fidelizá-los à sua marca. Continue lendo e descubra detalhes sobre como funciona a magia de encantar consumidores.
História da propaganda
A palavra vem do latim “propagare he”, que significa distribuir ou multiplicar. Propaganda é uma estratégia de persuasão para fins ideológicos, com o objetivo de promover alguma ideia, doutrina, princípio, prática ou causa. Para isso, recursos psicológicos que mexem com emoções, opiniões e sentimentos são usados para motivar a ação do seu público-alvo.
Foi no século XVII, com a expansão da fé católica pelo mundo, que a propaganda foi usada, pela primeira vez, para disseminar ideologias. E então, a prática passou a ser associada a contextos políticos, sociais e religiosos, em que o objetivo é propagar uma ideia.
Foi com Tiradentes, com seus panfletos, seus cartazes e seus santinhos, que o Brasil conhece a primeira campanha política para a Independência. Foi a primeira experiência de propaganda tupiniquim. Até o ano de 1900, as propagandas no Brasil eram baseadas em temas como compra e venda de móveis e até de escravos.
Um outro habito da época era a utilização de políticos em muitas propagandas. No começo do século, surgem as revistas, com a finalidade de promover anúncios. Em 1913, nasce a primeira agência de publicidade, a Eclética. A crise de 1929 e as revoluções de 1930 e 32, não só abalaram a economia, mas também paralisaram a propaganda totalmente.
Nasciam em 1949 os convênios entre agencias de propaganda, juntamente com a Associação Brasileira de Propaganda (ABA) e o Conselho Nacional de Imprensa (CNI) tempos mais tarde surgia a Associação Brasileira de Agencias de Propaganda (ABAP). Em 1950 o Brasil recebe sua primeira emissora de TV, a Rede Televisão Tupi de São Paulo.
Com a chegada da TV, incia-se a discussão sobre estratégias de marketing como propaganda, promoção e pesquisa de mercado para atingir as metas de vendas dos fabricantes, foi uma virada para as agências e todo o mercado publicitário brasileiro.
Fundou-se em 1951, pela necessidade de formar profissionais da área, a primeira Escola Superior de Propaganda. Com professores escolhidos entre os profissionais mais qualificados e empenhados a orientar e visar o lado prático.
História da propaganda
A palavra vem do latim “propagare he”, que significa distribuir ou multiplicar. Propaganda é uma estratégia de persuasão para fins ideológicos, com o objetivo de promover alguma ideia, doutrina, princípio, prática ou causa. Para isso, recursos psicológicos que mexem com emoções, opiniões e sentimentos são usados para motivar a ação do seu público-alvo.
Foi no século XVII, com a expansão da fé católica pelo mundo, que a propaganda foi usada, pela primeira vez, para disseminar ideologias. E então, a prática passou a ser associada a contextos políticos, sociais e religiosos, em que o objetivo é propagar uma ideia.
Foi com Tiradentes, com seus panfletos, seus cartazes e seus santinhos, que o Brasil conhece a primeira campanha política para a Independência. Foi a primeira experiência de propaganda tupiniquim. Até o ano de 1900, as propagandas no Brasil eram baseadas em temas como compra e venda de móveis e até de escravos.
Um outro habito da época era a utilização de políticos em muitas propagandas. No começo do século, surgem as revistas, com a finalidade de promover anúncios. Em 1913, nasce a primeira agência de publicidade, a Eclética. A crise de 1929 e as revoluções de 1930 e 32, não só abalaram a economia, mas também paralisaram a propaganda totalmente.
Nasciam em 1949 os convênios entre agencias de propaganda, juntamente com a Associação Brasileira de Propaganda (ABA) e o Conselho Nacional de Imprensa (CNI) tempos mais tarde surgia a Associação Brasileira de Agencias de Propaganda (ABAP). Em 1950 o Brasil recebe sua primeira emissora de TV, a Rede Televisão Tupi de São Paulo.
Com a chegada da TV, incia-se a discussão sobre estratégias de marketing como propaganda, promoção e pesquisa de mercado para atingir as metas de vendas dos fabricantes, foi uma virada para as agências e todo o mercado publicitário brasileiro.
Fundou-se em 1951, pela necessidade de formar profissionais da área, a primeira Escola Superior de Propaganda. Com professores escolhidos entre os profissionais mais qualificados e empenhados a orientar e visar o lado prático.
2019:
A evolução
Daí em diante, a técnica da propaganda só evoluiu. Em 2019, com a expansão da internet, como as mídias sociais (Facebook, Linkedin, Instagram, Google Meu Negócio), o leque de estratégias para você divulgar sua empresa e ganhar a atenção do público só aumentou. Com a propaganda, você atende os dois pontos: atinge pessoas que talvez nunca ouviram falar do seu negócio, ao mesmo tempo em que as estimula a comprarem de você.
Mas, antes de fazer uma propaganda, é preciso que você se atente ao seu produto ou serviço. Analise a qualidade, veja se ele atende as necessidades dos clientes atuais e qual o nível de satisfação. Após isso, veja se sua empresa é capaz de atender as demandas geradas pela propaganda que você pretende colocar no ar. Afinal, propaganda enganosa gera prejuízo.
2019:
A evolução
Daí em diante, a técnica da propaganda só evoluiu. Em 2019, com a expansão da internet, como as mídias sociais (Facebook, Linkedin, Instagram, Google Meu Negócio), o leque de estratégias para você divulgar sua empresa e ganhar a atenção do público só aumentou. Com a propaganda, você atende os dois pontos: atinge pessoas que talvez nunca ouviram falar do seu negócio, ao mesmo tempo em que as estimula a comprarem de você.
Mas, antes de fazer uma propaganda, é preciso que você se atente ao seu produto ou serviço. Analise a qualidade, veja se ele atende as necessidades dos clientes atuais e qual o nível de satisfação. Após isso, veja se sua empresa é capaz de atender as demandas geradas pela propaganda que você pretende colocar no ar. Afinal, propaganda enganosa gera prejuízo.
Quais são os
tipos de propaganda?
Propaganda Comparativa
Aqui, a empresa busca se diferenciar do concorrente, para isso, a estratégia é voltada em demonstrar a superioridade de suas soluções, apontando no que ela é melhor e como pode favorecer o consumidor.
Propaganda Institucional
A propaganda institucional age no fortalecimento da imagem da marca na mente dos consumidores, e para isso, apela para aspectos emocionais, às vezes não focando tanto nas vendas de produtos, mas para atender a outras necessidades da empresa.
Propaganda de Serviços
Este modelo é quase o mesmo que a propaganda de produto, mas as empresas costumam usar para estimular a contratação de seus serviços. Ele foca naquilo que o público consumidor deseja receber como proposta de experiência.
Propaganda de Produto
Obviamente, o objetivo deste tipo de propaganda é promover um produto para o público, ressaltando seus pontos positivos, diferenciais e sua superioridade relacionada ao concorrente. Tudo isso é feito para levar o consumidor do conhecimento do produto até o desejo de compra.
Propaganda Ideológica
A propaganda ideológica tem como objetivo difundir ideologias e convicções de um determinado grupo sobre outro, de maneira a orientar todo o seu comportamento social. Neste contexto, uma característica deste modelo de propaganda é que suas técnicas de persuasão agem de forma mais ampla e com um alcance a nível global.
Quais são os
tipos de propaganda?
PROPAGANDA COMPARATIVA
Aqui, a empresa busca se diferenciar do concorrente, para isso, a estratégia é voltada em demonstrar a superioridade de suas soluções, apontando no que ela é melhor e como pode favorecer o consumidor.
PROPAGANDA INSTITUCIONAL
A propaganda institucional age no fortalecimento da imagem da marca na mente dos consumidores, e para isso, apela para aspectos emocionais, às vezes não focando tanto nas vendas de produtos, mas para atender a outras necessidades da empresa.
PROPAGANDA DE SERVIÇOS
Este modelo é quase o mesmo que a propaganda de produto, mas as empresas costumam usar para estimular a contratação de seus serviços. Ele foca naquilo que o público consumidor deseja receber como proposta de experiência.
PROPAGANDA DE PRODUTO
Obviamente, o objetivo deste tipo de propaganda é promover um produto para o público, ressaltando seus pontos positivos, diferenciais e sua superioridade relacionada ao concorrente. Tudo isso é feito para levar o consumidor do conhecimento do produto até o desejo de compra.
PROPAGANDA IDEOLÓGICA
A propaganda ideológica tem como objetivo difundir ideologias e convicções de um determinado grupo sobre outro, de maneira a orientar todo o seu comportamento social. Neste contexto, uma característica deste modelo de propaganda é que suas técnicas de persuasão agem de forma mais ampla e com um alcance a nível global.