O que é propaganda?
Você com certeza já foi impactado por ela e deve ter em mente algumas propagandas inesquecíveis que lhe marcaram de alguma forma. Há alguns séculos esta estratégia é usada para vender seu produto, atrair clientes e fidelizá-los à sua marca. Continue lendo e descubra detalhes sobre como funciona a magia de encantar consumidores.
De onde veio?
A palavra Propaganda vem do latim \”propagare he\”, que significa distribuir ou multiplicar. Propaganda é uma estratégia de persuasão para fins ideológicos, com o objetivo de promover alguma ideia, doutrina, princípio, prática ou causa. Para isso, recursos psicológicos que mexem com emoções, opiniões e sentimentos são usados para motivar a ação do seu público-alvo.
Foi no século XVII, com a expansão da fé católica pelo mundo, que a propaganda foi usada, pela primeira vez, para disseminar ideologias. E então, a prática passou a ser associada a contextos políticos, sociais e religiosos, em que o objetivo era propagar uma ideia.
Foi com Tiradentes, com seus panfletos, seus cartazes e seus santinhos, que o Brasil conhece a primeira campanha política para a Independência. Foi a primeira experiência de propaganda tupiniquim. Até o ano de 1900, as propagandas no Brasil eram baseadas em temas como compra e venda de móveis e terras.
A evolução
Em 2019, com a expansão da internet, como as mídias sociais (Facebook, Linkedin, Instagram, Google Meu Negócio), o leque de estratégias para você divulgar sua empresa e ganhar a atenção do público só aumentou. Com a propaganda, você atende os dois pontos: atinge pessoas que talvez nunca ouviram falar do seu negócio, ao mesmo tempo em que as estimula a comprarem de você.
Masss, antes de fazer uma propaganda, é preciso que você se atente ao seu produto ou serviço. Analise a qualidade, veja se ele atende as necessidades dos clientes atuais e qual o nível de satisfação. Após isso, veja se sua empresa é capaz de atender as demandas geradas pela propaganda que você pretende colocar no ar. Afinal, propaganda enganosa gera prejuízo.
Ela aumenta a fidelização de clientes
Se sua empresa já está estabelecida no mercado, tem consumidores frequentes e uma marca conhecida, agora, o próximo passo é garantir que as pessoas continuem comprando ela. Por isso, uma boa propaganda serve, não só para atrair clientes, mas também para sua retenção e fidelização. Mais do que conquistar a sua lealdade, esse resultado depende de ganhar fãs e promotores da marca, que vão falar bem dela para outras pessoas.
Melhora a reputação da sua marca
Com tantos concorrentes disputando espaço com você no mercado, uma reputação positiva é imprescindível para que você se torne uma boa lembrança na mente do consumidor e alcançar esse objetivo não é uma missão tão simples, já que existem ameaças externas que você pode não controlar.
Agora que você já sabe um pouco do que é propaganda, entre em contato conosco e nos deixe transformar o sucesso da sua empresa com ela!