Qual a importância de ter um plano de marketing?
Muitos já ouviram falar, mas poucos entendem de fato a importância de um plano de marketing. É ele que resume o planejamento, ou seja, os objetivos de marketing, as estratégias, as ações, o orçamento e os resultados esperados decorrentes da implantação efetiva do plano.
No texto de hoje, vamos te mostrar como um planejamento de marketing adequado pode ajudar a alavancar a otimização do seu negócio e direcioná-lo para o caminho do sucesso.
Identificação do público-alvo ideal
Imagine que você está abrindo um negócio agora. Como empresário, você já sabe o que vai vender. Certo? O próximo desafio, então, é descobrir para quem vender. Qual é o perfil do meu público consumidor? Onde ele está? Quando está disponível? São perguntas que devem ser respondidas quando se realiza um planejamento de marketing.
As pesquisas realizadas dentro do mercado em que está inserido o negócio revelam informações preciosas para a elaboração de um excelente plano estratégico de ações. Começando pela identificação de um público-alvo bem definido que deve direcionar com precisão as ações de marketing, evitando assim as perdas de tempo e recurso onde não há chance de resultados satisfatórios.
Conhecimento amplo sobre o mercado
Feito isso, é preciso conhecer profundamente as necessidades do mercado em que atua. É nesse momento da pesquisa que, possivelmente, surgirão ideias inovadoras para propor soluções criativas para as dificuldades e carências do nicho em que está inserido.
Seria praticamente impossível conseguir tantas informações sobre o negócio e o mercado de atuação sem a realização de pesquisas e elaboração de um planejamento de marketing adequado. Os clientes anseiam por essas soluções e você pode oferecê-las, conhecendo profundamente o mercado.
Conheça sua concorrência
É muito comum que, quando se prepare para abrir um negócio em um determinado nicho de mercado, queira alcançar ou superar o líder daquele segmento. Para isso, mais uma vez, é necessária a pesquisa. Com ela, o empresário pode reconhecer falhas existentes nos processos, pontos fortes e, o mais importante, descobrir segredos que levaram o concorrente a se destacar e obter o sucesso em sue segmento de atuação.
Metas e objetivos claros
Todo esse entendimento vai ajudar a definir objetivos e prazos realistas, assim como quais conteúdos devem usar usados, para incluir Marketing de Conteúdo no projeto.
Desenvolver um planejamento de marketing significa conhecer o mercado e o público-alvo o suficiente para compreender o que precisa ser feito para se destacar em seu nicho de atuação escolhido, apresentando soluções criativas que supra a carência das necessidades existentes. Isto não acontecerá necessariamente da noite para o dia, mas vai depender da persistência e velocidade em que forem aplicados e mensurados os resultados.
Dessa forma, o planejamento de marketing permite apresentar objetivos concretos e, baseado em pesquisas, traçar metas reais, tangíveis e alcançáveis em um determinado período de tempo. Podemos chamar essa etapa de cronograma de atividades a serem executadas para o alcance do objetivo com maior eficiência.
Métrica de resultados
Depois de colocar tudo em prática, é preciso medir o sucesso do seu plano de marketing. Tenha métricas para avaliar, escolha KPIs de sucesso a curto e a longo prazo, assim você saberá se o plano estratégico é adequado ou precisará de correções para redirecionar no rumo dos objetivos definidos.
Sem essas informações ficará difícil tomar alguma atitude com relação ao futuro do negócio, colocando em risco o sucesso do empreendimento a curto, médio ou longo prazo. Nesse ponto, o planejamento de marketing torna-se essencial para dar uma direção que leve o negócio ao sucesso pretendido.